Dicas importantes para quem quer ter o máximo de foco para os exames do Enem

A preocupação dos estudantes que farão o exame do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vai além de estudar e fazer uma boa pontuação. Os desafios começam quando além de ter que travar uma batalha consigo mesmo para estudar, tem que lidar com a ansiedade, insônia e outros males que podem aparecer nos tempos de nervosismo.

Nas próximas linhas você vai encontrar dicas de como ficar bom em tempos de provas e como tirar o melhor proveito na hora de fazer o exame do ENEM 2020.

Fazer pausas

Pode parecer contra intuitivo, mas planejar as pausas de um minuto acima entre as seções de um teste pode ajudá-lo a terminar o teste mais rápido. Estudos mostram que intervalos regulares ajudam as pessoas a trabalhar mais eficazmente. Uma vez que você completa uma seção pré-estabelecida do teste, dê a si mesmo um minuto completo para pensar sobre outra coisa, beber um pouco de água, respirar fundo, e geralmente relaxar.

Concentrar-se apenas numa questão ou tarefa de cada vez

Uma das maneiras mais fáceis de perder o foco é se preocupar com o quanto você ainda tem que fazer. Faça um esforço para se concentrar em uma pergunta de cada vez, e evite questionar perguntas completas ou olhar em frente. Se você está realmente tendo problemas para entender ou se aproximar de uma pergunta, não faz mal saltar e voltar a ela mais tarde. Às vezes, outras perguntas no teste podem refrescar sua memória e ajudá-lo a resolver um problema ou adicionar um ponto a um ensaio.

Ter um sistema

Pode ser muito útil para criar um método para si mesmo que é o mesmo para cada teste que você faz. Criar um “kit” com uma calculadora, lápis, um temporizador, e outras coisas úteis que você toma para cada teste; em seguida, fazer um plano personalizado para saber como você vai marcar perguntas que você precisa para revisitar, como você vai de estrutura de tópicos ou resolver respostas ou preencha o seu scantron, e como você vai lidar com isso, se você perder o foco. Ter um sistema confiável vai ajudar a retirar alguma da pressão e criar uma estrutura incorporada que lhe lembra o que vem a seguir.

Com a abordagem certa e técnicas úteis, manter o foco durante longos exames pode tornar-se segunda natureza. Lembre—se de se controlar e ter momentos para relaxar-os exames são maratonas, não sprints. Abordar a sua tarefa estrategicamente irá ajudá-lo a fazer o uso mais eficaz do seu tempo e manter a sua mente afiada.

You May Also Like

About the Author: atores

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *