O símbolo e significado dos cachorros em nossas vidas

Confira esse texto enviado pelo Pedro Moraes, um de nossos leitores à nosso site. O texto foi postado na íntegra.

Para mim, o significado do cão e o simbolismo são excelentes representações da comunicação.  Afinal, os cães são criaturas de alcateia. Ou seja, eles comunicam vocalmente, fisicamente e até mesmo através de seus sentidos. Esta é uma grande lição simbólica para os humanos – sobretudo na forma de se expressar, não é mesmo? Aliás, não seria por isso que os vídeos de cachorros, gatinhos e mais popularizam-se tanto por aí?

A comunicação e a linguagem canina é complexa e vital para como os cães comunicam seu bem-estar (ou de outra forma), suas opiniões e o status de sua comunidade. Abraçando sua sabedoria Iroquoiana, eu vi (ouvi) falar de cão sob uma luz completamente nova, assim que soube que eles tinham essa habilidade tão grande em conseguir por meio de latidos – sim, aqueles que odiamos durante a madrugada.

Desde então, sempre que ouço cães a gritar na minha consciência, fico calado. Eu ouço. Sei que o seu discurso é uma oportunidade para obter informações vitais sobre o estado do meu ambiente (e do seu). Entonação, tom, inflexão gutural, padrões repetitivos … todos eles contribuem para a mensagem geral que um cão está transmitindo. Se ouvires com atenção, podes aprender a língua deles. Pode ser um verdadeiro oráculo. Tente um dia destes.

Além disso, Os cães podem ser encontrados em todos os continentes e onde quer que os humanos sejam encontrados. Os cães são animais de matilha e compartilham 97% de seus genes com lobos e coiotes. Isso significa que eles podem procriar uns com os outros. Os cães foram provavelmente os primeiros animais a serem domesticados, no entanto, alguns arqueólogos afirmam que os lobos ajudaram a apressar a transição do homem para a vida da aldeia.

Inclusive, desde que comecei a me aproximar mais dos cães para entender o seu simbolismo para nós, humanos, passei até a sonhar mais com cães. Nas pesquisas acabei descobrindo que a interpretação mais comum para tais aparições nos sonhos é justamente a forma com que eles se comunicam, o que acaba por retratar a nossa capacidade emocional e nossos sentimentos pessoais.

 

About the Author: atores

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *